This is the toy

SILVIO LUIZ DE OLIVEIRA, Advogado e Militar Reformado da Força Aérea Brasileira. Tornou-se espírita aos 16 anos, quando filosofava e perguntava a um jovem amigo, hoje médico famoso, “O que é Deus”? Como resposta ouviu: “Deus é um princípio metafísico”...  Somente foi entender isso quando, pouco tempo depois, passou a frequentar as aulas de evangelização da Juventude Espírita Amigo Germano. A primeira aula, ministrada por Fernando Alves, era sobre “Deus”.  Foi também evangelizando de Cecília Rocha, grande divulgadora do movimento espírita infanto-juvenil no Brasil e no mundo.  Sua vida modificou-se e passou a compreendê-la com outros olhos. Publicou seus primeiros escritos (contos) no jornal “O Especialista”, da Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá, em 1965.
Depois, em Bagé, editava os jornaizinhos da Juventude Espírita de Bagé, no tempo do mimeógrafo colorido, na casa da família de Gomercindo Garcia. Mais tarde, foi revisor dos jornais Folha da Tarde e Correio do Povo, em Porto Alegre. Lavrou a ata de fundação do GEEAK - Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec, sob  presidência de Cristina Latini, em 1993, em Oslo, Noruega.  Foi redator do IBEICS NYTT, jornal da comunidade escandinava que frequentava o Instituto Brasileiro Escandinavo de Intercâmbio Cultural, em Porto Alegre, sua terra natal. Por quinze anos foi redator do jornal Diálogo Espírita, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, sendo articulista da Revista Internacional de Espiritismo, tendo se destacado com reportagens internacionais sobre Espiritismo, entre elas, a cobertura do  II Taller Espírita de Cuba, que marcou a primeira visita de Divaldo Pereira Franco àquele país. É casado com Gladis Pedersen de Oliveira, ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, de 2005 a 2009,  autora do livro “A Missão e os Missionários” e lançadora da Coleção Conte Mais, da FERGS.

Silvio Luiz de Oliveira

Autores

Médico geriatra, pós-graduado em Geriatria e Gerontologia pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IGG/PUCRS), especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG (FMIt), professor de pós-graduação do curso de especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato, escritor, articulista da Folha Espírita e trabalhador da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes. Autor dos livros: Planejando o Futuro; Fé na Ciência; Velhice: culpada ou inocente? Organizador dos livros: Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade volumes 1 e 2; e Práticas Complementares na Promoção da Saúde Integral.

É casado com Ana Claudia e pai de Lucas e Bernardo.

 

E-mail: durgantecarlos@gmail.com

Carlos Eduardo Accioly Durgante

This is the toy

Gladis Pedersen de Oliveira: Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui curso de Extensão Universitária em Logoterapia, do Instituto de Psicologia da PUC, e Tessituras, Formação de Mediadores para Programas de Leitura, pela Pró-reitoria de Extensão da UFRGS. Professora e escritora. Autora do livro “A missão e os Missionários”, “A Literatura e a Magia da arte de contar Histórias”, organizadora dos Livros Conte Mais, volumes 1, 2, 3 e 4 e dos Livros Ilustrados infantojuvenis:
A Fuga do Zé, O Gatinho Mimoso, O Sonho de Carolina, O Passeio da Estrelinha Azul, O Biscoitão Redondo, A Borboleta Amarela, A Formiga e o Gafanhoto, Os Três Amiguinhos, Os Pintinhos de Beatriz, As Sementes Contaram e O Arrependimento de Diego, A Casa da Velhinha e Um Raio de Sol de Duas Pernas, A Pandorga de Sabú e As Botas do Carvoeiro, A Menina do Farol e Um pedaço de Pão, e Que Coisa Esquisita.

Gladis Pedersen de Oliveira

This is the toy

Jerri Almeida

This is the toy

Jerri Almeida há trinta anos vem se dedicando ao estudo da Obra Kardequiana. Como conferencista, tem realizado palestras e seminários no Rio Grande do Sul e em outros estados. Colaborador efetivo da S.E. Amor e Caridade, na cidade de Osório (RS). É professor e historiador.

 

Outros livros do autor:

- Filosofia da Convivência. Porto Alegre: Editora AGE, 2006, 2a. ed.;

-  Heróis de Papel: As representações sobre a Revolução Farroupilha na literatura. Porto Alegre: Alcance, 2007.

- O Desafio da Felicidade: Em um mundo em transformação. Porto Alegre: Editora Francisco Spinelli, 2007;

- Família Frente & Verso: Um olhar a quatro mãos sobre as relações. Porto Alegre: Editora Francisco Spinelli, 2009, em co-autoria com Silvano Marques.

- A Convivência na Casa Espírita. Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2011.

 

www.jerrialmeida.blogspot.com